sábado, 8 de junho de 2013

Kristen Stewart além do óbvio


Kristen Stewart em "Corações Perdidos"


Mesmo ganhando a Framboesa de Ouro do ano passado e não ser exatamente a atriz mais carismática de Hollywoody, alguns filmes independentes conseguiram arrancar a boa atriz que existe dentro da limitada cara de tédio de Kristen Stewart.

Opções mais alternativas que a caríssima saga Crepúsculo ou o criticado The Runways, exigiram muito mais de interpretação e carga dramática da atriz. E surpreendentemente tiveram retorno satisfatório.

Quando deixa a zona de conforto de mocinha-que-precisa-desesperadamente-ser-amada-e-protegida, com aquela irritante carência de expressão vista tanto em "Crepúsculo" quanto em "Branca de Neve e o
Caçador", Kristen atinge nuances de emoção muito bem exploradas pelos seus diretores.

No fofíssimo "O Lenço Amarelo (The Yellow Handkerchief, 2008)" o papel da desajustada, problemática, porém encantadora Martine lhe caiu muito bem. Pela primeira vez consegui criar empatia com algum personagem interpretado por ela, em um drama sutil em que a principal intenção é justamente essa, cativar com a estranheza de seus personagens. Em "Corações Perdidos(Welcome To The Rileys, 2011)", drama denso, complexo, lotado de carga dramática, ela cria uma sem teto e garota de programa com todos as nuances que a personagem pede, indo da rebeldia à solidão, com o tom certo, envolvendo completamente o espectador em sua história e levando até o fim a atenção no que poderia ser um filme disperso e maçante pela lentidão (proposital) com a qual os fatos são tratados. "Doces Encontros(The Cake Eaters,2009)" foi de longe o langa que mais lhe exigiu construção de personagem. Uma adolescente doente, que tem noção de que sua vida será curta e quer viver um amor antes que seja tarde, sufocada por dramas familiares. O filme é fraco, mas a atuação da Kristen é digna de nota.

Então, vale a pena desfazer o preconceito e dar uma olhada em outras produções menos comerciais de atores que ficaram marcados por grandes sucessos de bilheteria.

Fica a dica então de dois excelentes filmes com atuação impecável da odiada Kristen Stewart.


"Corações Perdidos"
Dir.: Jake Scott
Drama - 2011

O caminho de um casal que acaba de perder a filha, cruza com o de Mallory, uma adolescente sem teto que se vira como pode, se prostituindo e fazendo strip-tease em boates para ter algum dinheiro. Enxergar nessa problemática e misteriosa garota sua filha morta, vira de cabeça pra baixo a relação do casal. Muito denso, esse drama traz à tona todo o brilho do qual Stewart dispõe.











"O Lenço Amarelo"
 Dir.: Udayan Prasad
 Drama - 2008

Um carro, uma estrada, uma garota, um garoto e um ex presidiário cheio de segredos. É a massa pro delicioso bolo que vira "O Lenço Amarelo". Sem nenhuma pressa ou apelo, o filme corre o país com três pessoas que contra todas as expectativas se entendem e completam na solidão do mundo. É um filme tão "estou indo embora" que dá vontade de entrar no carro com eles. E o melhor de tudo, geralmente pessoas muito fechadas guardam histórias de amor pela metade dentro de si. Um romance lindo vai se ensaiando e sendo contado em cada quilômetro rodado. De um charme único que eu adoro!

2 comentários:

  1. É triste que ela não consiga carregar esse talento pros filmes de grande bilheteria... Não sei se é por causa da falta da boa construção dos personagens por parte de roteiro/diretor ou por algum bloqueio da própria atriz... Mas ela é notável, sim!

    ResponderExcluir
  2. Altamente recomendado filme The Yellow Handkerchief . Eu assisti HBO online e é uma história de amor incomum que leva à auto-descoberta de três pessoas em uma viagem .

    ResponderExcluir