domingo, 9 de junho de 2013

Para domingos de preguiça e dias dos namorados mal localizados


O domingo sempre se recusa a passar normalmente. A gente fala do domingo usando artigo definido, como se fosse uma pessoa de verdade com vontade própria, uma presença material no meio do fim de semana que não entende o significado de ter 24 horas, tem vezes que voa, tem vezes que arrasta, mas direitinho ele nunca passa.

Domingo deixa tudo preguiçoso, a cama desarrumada, a cara desarrumada, uma lista de coisas que a semana pede pra já começar a colocar em prática na segunda-feira. Mas eu não sou obrigada. Domingo é da de sofá, pipoca e filme.

Já que essa semana tem o fatídico/adorado dia dos namorados, bem na quarta-feira, o dia mais inexpressivo do universo, vou montar uma listinha de sete filmes para uma semana de sete dias, ou pra comer todo o chocolate do mundo acompanhado (ou não) no dia doze.

E como amor não é só flores e mimimi, o dia dos namorados não é feito só de romances melequentos, finais felizes e obviedades. Aproveitem o clima de "o amor está no ar" (ou não) e divirtam-se!

Pleasantville - Amor em Preto e Branco

"Pleasantville - A Vida em Preto e Branco"
 Dir.: Gary Ross
 Romance/Comédia - 1998
 Com: Tobey Maguire e Resse Witherspoon 

Imagina você ser um cara normal e bacana, assistindo sua série de TV dos anos 1950, quando sua irmã popularmente mala entra na sala e começa a brigar pelo controle remoto. A TV pifa e um cara aleatório aparece na porta da sua casa e te transporta pro mundo em preto e branco, politicamente correto e cheio de pudores da série Pleasantville. Pois isso acontece! E toda rebelde, quando entra nesse mundo lotado de controle e inocência, muita coisa vai mudar, inclusive as cores. Porque rimar amor com dor é muito óbvio, vamos rimar com cor agora!

O Lado Bom da Vida
"O Lado Bom da Vida"
 Dir.: David O. Russel
 Romance/Drama/Comédia - 2012
Com: Bradley Cooper e Jennifer Lawrence

Eu entendo um cara ficar louco por ser traído e abandonado. Eu entendo uma mulher ficar louca se tiver vinte e poucos anos e já ser uma viúva. Eu entendo se, por acaso, der certo que dois loucos assim se encontrem. Nesse romance perturbado e engraçado, cheio de rompantes e berros que rendeu o Oscar de Melhor Atriz à Jennifer Lawrence, o amor se configura de uma forma muito estranha, muito doce e muito engraçada. Porque de perto ninguém é normal, né?

Celeste and Jesse Forever

"Celeste e Jesse Pra Sempre"
 Dir.: Lee Toland Krieger 
 Romace/Comédia - 20132

 Tem como terminar um casamento e continuar sendo melhor amigo(a) do seu ex? Claro que dá! Celeste e Jesse se conheceram no ensino médio, casaram jovens, mas a vida dentro de casa não é tão fácil como parece. Uma Celeste super bem sucedida, dona de empresa e cheia de sucesso em contraste com um eterno adolescente Jesse, encostado e preguiçoso, sem pressa nenhuma de ser milionário. A solução? Termina o casamento. Mas desde quando o amor é simples assim? Entre encontros e desencontros de vontade, de tempo, de pessoas de fora entrando na vida de cada um, uma paixão que agoniza mas não morre e uma afinidade impossível de deixar imaginar um sem o outro, Celeste e Jesse são pra sempre. Seja lá como.

Un Heureux Événement
"Um Evento Feliz"
 Dir.: Rémi Bezançon
 Drama/Romance - 2011

 Então eles se apaixonam, saem juntos, veem filmes juntos, vão juntos a restaurantes, ao cinema, moram juntos, e um dia, entre um beijo de amor e outro eles decidem "vamos ter um filho?". Nove meses depois aquela coisinha linda e miúda muda tudo. Muda o sono, muda o corpo, muda o humor, muda a vida inteira. Nesse romance lindo, delicado, sobre o amor dentro do amor e o tempo que passa e sai carregando tudo, não tem como não apaixonar por uma grávida neurótica e um pai apavorado. Claro, com todo o charme dos romances franceses.

Think Like a Man

"Pense Como Eles"
Dir.: Tim Story
Comédia Romântica - 2012 

Mulheres falam de homens e homens falam de mulheres, sempre! Mas de formas completamente diferente, claro. Mostrando vários casais, cada um com sua história, e mulheres revolucionando o jeito de tratá-los por causa de um bendito livro "Pense Como Um Homem e Conquiste o Seu", o filme é divertidíssimo, bem levinho e engraçado cheio de verdades sobre as relações complicadas e confusas dos homens que não entendem as mulheres e vice e versa. PS.: todos os caras do filme são gaaaaaaaaaaaatos demais. haha.

Thake This Waltz
"Entre o Amor e a Paixão"
 Dir.: Sarah Poley
 Romance/Drama - 2011

Tem casal que foi feito pra dar certo. Amigos, companheiros, lindos de ver juntos. Uma crônica da intimidade e do amor que continua romântico mesmo depois do casamento. Mas a gente sempre corre da simplicidade serena e sempre aparece alguma coisa pra desviar a atenção da felicidade plena que a gente se encontra. E é nesse fogo cruzado que a linda Michelle Williams conhece um outro cara que se apaixona por ela, tão feliz e bem casada. Pra onde que corre? Pra quem é mais difícil? Entre o Amor e a Paixão, na corda bamba, pronta pra cair sabe-se lá onde. Um drama muito lindo e intenso, sobre felicidade, amor e tempo e sobre todas as coisas que a gente está sujeito mesmo quando a vida parece perfeita.

Jusqu'à toi
"Jack e Chloe - Um Amor Por Acaso"
 Dir.: Jennifer Devoldère
 Romance/Comédia - 2009

Então um cara que acaba de levar um pé da namorada ganha uma viagem romântica para Paris. O que ele faz? Vai, é claro! Mas como desgraça pouca é bobagem, assim que chega na França percebe que sua bagagem foi trocada. Do outro lado, Chloe (linda e fofamente interpretada pela Mélanie Laurent) é que fica com a bagagem de Jack, ela toda solitária e viciada em filmes, com uma dívida enorme na locadora de DVDs, fuça todos os pertences da mala que apareceu em sua casa. De uma forma muito estranha, ela começa a correr a cidade para encontrar o dono dos pertences pelos quais ela se apaixona. Estranho e bonitinho, um romance bem água com açúcar pra jogar pra longe qualquer deprê!

São esses os filminhos, então. Faz uma maratona, uma bacia de pipoca, procura um lugar confortável e cai dentro da glicose desses amorezinhos mimimi. Ah, e passa pra dizer se gostou depois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário